Provas e seu real valor.

sexta-feira, 16 de abril de 2010 17:34 Postado por Carol e Fer

Hoje acabou uma exaustiva semana de provas na minha escola. Esse ano, para a minha grande surpresa, eu descobri que não estou mais com aquela tensão pré prova, aquele sentimento parecido com angustia quando não nos sentimos tão bem preparados para aquela avaliação que só decidimos estudar na véspera da prova, talvez seja porque não estudei para nenhuma prova. Ano passado eu me preocupava mesmo com notas, talvez porque eu era meio dependente dos meus pais para estudar. Era uma neurose só, chorava, passava mal, ficava angustiada e isso tudo porque teria que provar que consegui absorver toda a matéria que me foi apresentada.

Mas, no fim de 2009 eu percebi uma coisa muito óbvia que mudou completamente o meu jeito de agir em relação a avaliações (porém, é claro que as conclusões a seguir não poderão ser aplicadas ao vestibular, Enem etc.). O que nós pensamos quando ouvimos a palavra “Prova”? Muitas vezes pensamos em avaliações escolares, isso é fato, mas também devemos lembrar do verbo “Provar”, ou seja, de acordo com a minha teoria, as provas escolares não são nada mais do que para nós provarmos que conseguimos realmente aprender o que o professor nos ensinou. Então, não precisamos estudar, porque se estudarmos o resultado vai ser falso. Vale decorar tudo para enganar o professor, os pais e nós mesmos? Precisamos ter coragem para quebrar o medo e se for para estudar, que façamos isso bem antes da véspera, não estudar para a avaliação, estudar para nós mesmos, estudar para aprender. Tudo bem que nem isso eu fiz, mas o que vale é a filosofia, OK?

Além disso, também refleti sobre a nota. Ela só representa uma porcentagem do que nós aprendemos de determinada matéria. Se pensarmos assim não fica parecendo aquele bicho de dez cabeças de antes, não é mesmo? Não acredito que uma simples porcentagem possa determinar o nosso potencial, desde que as avaliações são aplicadas de maneira que intimidam o aluno e o deixam realmente estressado. Por isso, acho que todos nós devemos refletir antes do desespero. Em momento algum eu quis desvalorizar as avaliações e notas, apenas quis mostrar o real sentido delas que deveria ser apresentado a nós desde o primeiro dia de aula.

Essa é apenas a minha opinião. Você descorda ou concorda? Escreve para a gente. Se quiser fazer um comentário público sobre a matéria pode deixar aqui em “Comentários”, caso queira mais sigilo ou não tenha uma conta do Google, mande um e-mail para eladizeladiz@hotmail.com
Sua opinião vale muito. Beijos, Carol.

2 Response to "Provas e seu real valor."

  1. Juliana F. Machado Says:

    Gostei dessa Teoria...

    Mas nunca fui e ficar neurotica com provas.
    eu só leio a matéria, pra se eu esqueci algo, eu relembrar...

    ;D

  2. Cesar Says:

    concordo plenamente com vc, as avaliações escolares nunca serão um fator de mensurar a aprendizagem, mas o sistema exige que tenhamos notas...

Postar um comentário