O que nos falta é amor à pátria

segunda-feira, 19 de abril de 2010 18:54 Postado por Carol e Fer

Nacionalista? Ah, não sei se sou. Se eu for, é bem de leve. Não sei se teria coragem de morrer pelo Brasil. E sabe, não me culpo por ser assim. Desde quando o Brasil foi “descoberto”, ele é um país bem longe de ser nacionalista. Se bem que, seria mais adequado se dissesse que o Brasil não é nacionalista desde quando se tornou “independente”, porque os índios tinham um enorme amor pela terra de onde vieram, no caso, o nosso país. Mas quando o Brasil se tornou independente, ele se sentiu um pouco “carente”, e acabou encontrando nos Estados Unidos um exemplo a ser seguido. A partir daí, os brasileiros começaram a ser basear demais nas idéias americanas, sem nem pensar que o Brasil poderia ter seguido um rumo diferente se agisse com originalidade. Hoje, poderia até ser um país desenvolvido. Mas devido a nossa carência, em vários pontos, decidimos “crescer” na aba de outro país.
Se hoje a maioria dos brasileiros pensa que o Brasil é uma “merda” e que seria muito melhor se morassem nos Estados Unidos ou na Europa, acredito que isso não apareceu do nada, e não é de hoje. E se o Brasil não fosse tão grande quanto ele é, poderíamos resolver isso com grandes avanços tecnológicos e melhorias que todos nós esperamos a séculos, com isso, acho que despertaria um amor à pátria bem maior. E não sei se a falta de atitude para o desenvolvimento do Brasil vem mesmo da política brasileira. O que atrapalha muito é a grandeza territorial. Infelizmente, os políticos não conseguem estar cientes de todos os problemas que cada cidade, que cada bairro apresenta. Alguns eles até tem conhecimento, mas por falta de projeto ou por outro motivo, não fazem grandes melhorias. Eu não estou elogiando a política do nosso país, até porque eu sou muito insatisfeita com ela. Muita corrupção e pouca atitude mesmo.
Mas sabe, se formos parar para pensar melhor, nós somos os verdadeiros culpados pelo Brasil estar do jeito que está. Nós temos direito de voto, mas por ignorância, falta de interesse, acesso, sei lá, nós não conhecemos de verdade o homem ou mulher que irá governar o nosso país. Esta é uma causa e uma conseqüência da falta de nacionalismo.
A sociedade atual, ainda vê os americanos e europeus como exemplos, como os melhores, os poderosos, o topo. Mas nem pensa que poderíamos ser nós os exemplos, os melhores, os poderosos, o topo. Vamos aprender a amar mais o nosso país, nós nascemos aqui, que tal tentarmos melhorá-lo? Isso fará com que todos os brasileiros sejam mais felizes. Beijos, Fer.

4 Response to "O que nos falta é amor à pátria"

  1. Ricardo Duarte Says:

    vc´s são dois gênios! continuem assim. a partir de hoje estarei sempre lendo vcs!

  2. Carol e Fer Says:

    Muito obrigada, ficamos muito felizes ;)
    Aguardo a sua presença novamente.

  3. Nana Says:

    concordo com absolutamente tudo, e acho que as pessoas poderiam se conscientizar de que o processo eleitoral merece atenção. esse ano estarão elegendo nosso presidente, e se não derem a mínima, como têm feito, o Brasil não vai evoluir nunca.

  4. Unknown Says:

    Achei o máximo, Fê! Bjks e sucesso!

Postar um comentário