Contra o capitalismo

terça-feira, 6 de abril de 2010 17:53 Postado por Carol e Fer
Como todos sabem, nosso país é regido pelo sistema Capitalista. E a palavra Capitalismo significa 1 Influência ou supremacia do capital. 2 Organização econômica em que as atividades de produção e distribuição, obedecendo aos princípios da propriedade privada, da competição livre e do lucro, produzem uma divisão da sociedade em duas classes antagônicas, porém vinculadas pelo mecanismo do mercado: a dos possuidores dos meios de produção e a do proletariado industrial e rural. C. de Estado: sistema de capitalismo no qual o capital é largamente controlado ou possuído pelo Estado. Mas, a questão que eu quero levantar aqui não é sobre a história dele, ou algo assim, eu quero falar sobre o que isso reflete nas nossas vidas. Tudo bem que aqui vocês vão ler a minha opinião, que é exatamente do lado oposto do capitalismo, portanto pode ser que eu só ressalte os defeitos dele. É que eu não acho justo uns terem muito dinheiro, enquanto outros não tem nem o que comer, também não acho justo que para termos saúde e educação de qualidade precisamos pagar caro. Se educação e saúde é um direito nosso, porque ter que pagar por isso? Durante as minhas aulas de geografia, aprendi que quando ocorrem as crises financeiras (quando o capitalismo não está indo tão bem, rs) acontece o desemprego conjuntural, porque muitas empresas quebram, ou demitem trabalhadores para não quebrarem. Mas, o que o professor não disse e eu parei para pensar é que quando está tudo indo bem para o capitalismo, quando as empresas estão lucrando, ocorre um outro tipo de desemprego, o estrutural, porque quando as empresas lucarm muito, elas investem em novas tecnológias, e investindo em novas tecnologias elas colocam máquinas para trabalhar no lugar de pessoas. Estão vendo? Então, das duas formas ocorre desemprego.
E mais uma vez prejudica os trabalhadores, que não podem pagar por educação de qualidade e saúde de qualidade.
E hoje em dias as pessoas estão cada vez mais envolvidas com o consumo. Me respondam sinceramente, quantas vezes vocês pensam sobre esse assunto por dia? A nossa vida está se resumindo a comprar. As pessoas estão cada vez mais associando a felicidade ao ato de comprar. E sempre que eu venho falar sobre esse assunto com elas, elas me falam que Socialismo é algo utópico, impossível de ser realizado. Realmente eu concordo, é difícil, ainda mais pelo fato de nossa sociedade ser impossível de se conscientizar, impossível de pensar em conjunto. E a maioria ainda vem dizer, e em Cuba? Que é uma ditatura socialista? Eles vivem bem? Uma coisa eu garanto, em Cuba eles tem educação e saúde de qualidade de graça (o que devia acontecer em todos os países, porque temos esse direito).
E acho que devemos admirar esse povo que transformou um país com mais de 30% de analfabetos em uma nação que hoje é referência mundial nas artes, nos esportes, na medicina, entre outras áreas, e respeitada pela defesa intransigente de sua soberania e que, apesar de todas as dificuldades permanece firme em seus ideais revolucionários. o povo cubano nunca mais será submisso a qualquer interesse externo e não abrirá mão dessas conquistas, pois os alicerces sociais estão fincados. Um povo alfabetizado e consciente politicamente não se dobra à força das armas, mas sim à dos ideais. É isto que vem acontecendo nas últimas décadas e que, fatalmente, irá acontecer nas próximas.
Portanto, pensem nisso. Prometo atualizar esse post com um pouco mais de inspiração, mas não deixem de pensar sobre assunto, mas lembrando que essa é apenas a minha opinião. Adionem o MSN do blog: eladizeladiz@hotmail.com
Beijos, Carol

0 Response to "Contra o capitalismo"

Postar um comentário